O Condicionamento existe? Não sei, só sei que tudo se torna mais fácil quando levamos em consideração sua existência, e a partir dela achamos soluções e concluímos causas, e a possibilidade de nos tornarmos aquilo que queremos ser parece palpável.
O engraçado é que tudo o que queremos ser é uma questão de condicionamento, ser pontual, ser forte, ser magro, ser ativo, ser responsável e por aí vai. A pergunta é: o que não é uma questão de condicionamento? Quando se pensa em si mesmo, em mudanças, naquilo que depende de você e no verbo ser e estar, não se chega à outra solução que não seja se condicionar. Uma conclusão simples, mas tão difícil de se por em prática, até para as pessoas que gostam de mudar. Mudar é sempre difícil e, ás vezes, até doloroso. Deixar de fazer algo que realmente gostamos por amor próprio e saúde, nos faz pensar o que é realmente saudável e o que é realmente bonito e quando vai chegando no meio do processo todos esses valores se tornam banais e até fúteis.
No fim, puxamos o primeiro amigo (ou vítima) que passar pela nossa frente para uma discussão bem filosófica questionando tudo isso (está realmente na moda fazer isso com quase tudo). Colamos a culpa na mídia, no capitalismo, nos militares, nos velhos arcaicos que não percebem que o mundo precisa de uma mudança de conceitos e obviamente também culpamos a pessoa mais bonita da televisão. Vamos para casa e nos acomodamos na maneira que estamos, e se alguém tentar nos avisar que essa conclusão não foi boa, simplesmente ignoramos para nos arrependermos alguns meses depois.
Essa talvez seja a explicação, para muitas perguntas, tais como, se todos sabem o caminho para se viver melhor, então por que não vivem? Por que somos todos acomodados e estagnados em uma coisa ou em outra? Nesse contexto podemos dividir o mundo de duas maneiras, aqueles que têm determinação e os que não têm. Os determinados têm chances melhores de serem felizes, eles não desistem, não param de lutar até conseguir o que se desejam, e era isso que deveriam ensinar nas escolinhas e principalmente em casa, ensinar não, doutrinar, porque se é uma questão de condicionamento, podemos nos condicionar para sermos determinados.
Infelizmente, em nosso mundo, a força maior nos condiciona para coisas que não nos faz bem. Apesar de sabemos disso, simplesmente não temos força para mudar, fomos condicionados para não ter.
Think About.
Abaixo eu coloquei essa animação que fala sobre isso em apenas 8 min, um clássico da animação brasileira de Marcos Magalhães. Curta!
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Existem pessoas que sabem interpretar o mundo e outras que além de interpretar conseguem passar akilo que interpretaram para os outros de uma forma clara e objetiva!!!Vc é essa ultima!!!!Meus Parabéns!!!!!!!!!Invista nisso!!!Beijooo
ResponderExcluirTe amooooooooo Madame!!!!!!!!